domingo, 2 de novembro de 2008

NÃO LI, MAS JÁ GOSTEI

Sou um inimigo do autoritarismo, da intolerância. Desde cedo me posicionei contra a ditadura militar brasileira. Tenho orgulho disso. Minha consciência política começou a ser forjada com 15, 16 anos, lendo a imprensa alternativa doa anos 70, principalmente O PASQUIM. Era como se fosse um deles.

O drama dos exilados políticos me tocou profundamente com a campanha em favor da libertação de FLÁVIA SCHILLING, baleada e presa no Uruguai. Fiquei profundamente comovido com sua libertação. Um pouco tempo depois aconteceu o sequestro de LÍLIAN CELIBERTI e UNIVERSINDO DIAZ. É o que trata o livro OPERAÇÃO CONDOR O SEQUESTRO DOS URUGUAIOS: UMA REPORTAGEM DOS TEMPOS DA DITADURA (L&PM, 472 PÁGINAS, R4 49), do jornalista LUIZ CLÁUDIO CUNHA.

Agora, 30 anos depois, o jornalista parte para o resgate de uma dívida com os leitores, pois nem tudo pode ser dito naquela época negra da história brasileira. Mais não posso escrever pois ainda não lí o livro, mas certamente dentro de alguns dias providenciarei na sua compra. Mesmo assim recomendo de olhos fechados pois LUIZ CLÁUDIO, na época funcionário da revista VEJA, demonstrou, além de muita coragem, talento e um faro jornalístico extraordinário.

Um comentário:

Joel Macedo disse...

Uau...eu também não li, mas já gostei, Potigua. Deve ser um livro denso e tremendo. Também acompanhei os dois episódios.
Não tão denso mas com lançamento marcado para a Feira do Livro de PoA na próxima sexta, dia 7, é o meu "Albatroz, o encontro das tribos na Califórnia dos anos 60".
Espero poder te ver lá e o povo do teu blog.
Vai ser na Praça dos Autógrafos, na barraca da Câmara do Livro às 20h30.
E o livro já está sendo vendido na barraca da AGEI (Ass. Gaúcha de Escritores Independentes) no Corredor C da Feira.
Grande abraço...
Joel Macedo