Leio na Zero Hora que Luís Antônio de Assis Brasil será o novo secretário de Cultura do RS.
Gostaria de saber se a nomeação do escritor esta na cota pessoal do governador ou se foi indicado pelo PP? Já explico a razão dessa pergunta.
Para quemm não sabe, a PALMARTE foi um movimento artístico que trouxe muita luz a Santa Vitória nos anos de 1979, 1980 e 1983. Além de sua contribuição ao marasmo cultural que se vivia na época, a PALMARTE significou também a resistência a ditadura militar. Um belo exemplo disso foi o debate realizado na sua primeira edição sobre a Maré Vermelha, com uma conclusão totalmente diferente da oficial divulgada pela imprensa. Entre tantos talentos que mostraram seus trabalhos, podemos citar HAMILTON KOELHO ainda em busca de um norte na sua obra, mas já convicto do que queria e um imberbe VÍTOR RAMIL dedilhando seus primeiros versos no violão.
Em 1983, como alguns espaços foram fechados, saímos em busca de apoio para a realização de sua terceira edição. Nessa maratona viajei a Porto Alegre e, junto com a Paula Vasquez, visitamos o diretor de Cultura do governo Jair Soares, que era...advinhem quem? Ele mesmo, Luis Antonio de Assis Brasil. Muito educado, não nos deu muita atenção e logo fomos embora. De parte do governo do estado não conseguimos apoio nenhum mas, mesmo assim, realizamos a nossa última PALMARTE. O resto é História.
Concluindo, acredito que entre tantos equívocos, o governo de Yeda Crusius cometeu um que é imperdoável, que foi nomear Mônica Leal como secretária de Cultura que, além do seu despreparo para essa área, era filha de um dos maiores representantes da ditadura, Pedro Américo Leal, que quando ouvia falar em cultura ameaçava puxar o revólver. Em relação a Jair Soares, ele foi eleito na primeira eleição para governador aqui no RS, derrotando por 21.000 votos Pedro Simon. Seu partido era o PDS, que sucedeu a ARENA e hoje é conhecido como PP.
Espero que o novo secretário de Cultura do estado tenha a porta de seu gabinete sempre aberta para os novos valores que possam surgir aqui entre nós. Quem sabe dessa vez ele não possa dar um estímulo a um novo VÍTOR RAMIL?
terça-feira, 26 de outubro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Que interessante ouvir falar da PALMARTE. Meu nome é Patrezi e sou estudante de artes visuais pela UFPel, neste momento estou fazendo o meu trabalho de conclusão de curso e pesquiso a CASA DO ARTISTA PELOTENSE (recordas?). O recorte que fiz vai até a GERARTE, mas ouvi falar muito da PALMARTE, por Teresa Cunha, Beto Santos, Mário Maia, Cecília Pereira (a Tião), Álvaro Hipólito (o Nenê), Duca Lessa, Lucio Vaz, Pellegrin, entre outros. Posteriormente gostaria de conversar com você Poti, para me aprofundar mais na arte alternativa do interior gaúcho. Já havia ouvido falar de você em decorrencia da pesquisa. Meu e-mail é patrezi@hotmail.com. Tenho bastante material (em alguns seu nome aparece). Podemos trocar informações. Abraço. Patrezi.
Postar um comentário