segunda-feira, 12 de novembro de 2007

ADOLFO SUAREZ

Essa história do REI DA ESPANHA, JUAN CARLOS, me lembrou um acontecimento ocorrido durante a transição do regime franquista para a DEMOCRACIA. ADOLFO SUAREZ era um representante dos políticos que faziam parte do parlamento, ainda oriundo da ditadura de Francisco Franco. Era, se não me falha a memória, o presidente da Assembléia. Um coronel maluco da Guarda Nacional, Antonio Tejero Molina, acompanhado de um bando de soldados, tão malucos quanto ele, resolve invadir o parlamento espanhol e dar um golpe militar. Esse tipo de demência ainda (?) acontecia no mundo, não só em "nuestra" triste AMÉRICA.

Tejero Molina, de pistola na mão, após um tiroteio, manda todos os políticos ficarem de joelhos ou deitados. Todos obedecem suas ordens, menos um. Justamente ele, o presidente da Assembléia ( ou outro nome que tivesse), ADOLFO SUAREZ, um político conservador, que se mantém de pé. Pois bem, este gesto de quem menos se esperava, abortou o golpe e garantiu a FELIPE GONZALES e ao seu PARTIDO OPERÁRIO SOCIALISTA ESPANHOL (PSOE) o governo da ESPANHA, que se livrou de um ditador, saiu da Idade Média e hoje é uma das nações mais pujantes do mundo.

Concluindo, a defesa de JUAN CARLOS e do atual premier ZAPATERO ao seu adversário político JOSÉ MARIA AZNAR, teve um precedente no seu país de origem. Este é mais um exemplo que nos foi ofertado pelos espanhóis. Adversários não são inimigos e o combate deve ser sempre no campo das idéias e das realizações e que a alternância no poder é saudável e necessária para o bem-comum. Fica a lição.

Em tempo: Ser conservador, tanto na vida quanto na política, não significa ser desonesto. Ou será que estou errado?

Um comentário:

Anônimo disse...

No señor Portiguera, no esta equivocado.

el ser honesto es algo que no implica, el tipo de ideas políticas de una persona, por raro que lo sea todavía quedan en el mundo personas honestas.

Donde si esta equivocado es en el tema del Sr Adolfo Suárez, en el momento del golpe de estado del Sr Tejero, ya habia, dimitido como Presidente del Gobierno de España.

El Sr Suárez nuca fue presidente del Parlamento Español

Le invito a visitar: ADOLFO SUÁREZ
http://adolfosuarezes.blogspot.com/

DONDE HE COLGADO SU ARTICULO CON UN ENLACE