Não estou aqui para fazer propaganda de ninguém, mas, para quem quer entender o que aconteceu lá pelos ANOS 70, com todos os seus contrastes, a editora SENAC (Rio/São Paulo) foi responsável por 3 maravilhosos livros. Um deles ganhei de presente do autor e os outros dois comprei aqui em Porto Alegre. Não são muito baratos mas valeu a pena o investimento. Vamos lá, vou comentar um a um:
1º. ANOS 70 - ENQUANTO CORRIA A BARCA (Anos de Chumbo, Piração e Amor): trata-se de uma reportagem da jornalista Lucy Dias, que conforme disse Antônio Bivar na apresentação "... mergulhou mais fundo e trouxe, como exímia pescadora de pérolas, tesouros de uma juventude que foi anarquista (graças a Deus) como em nenhuma outra época. Uma geração que fez a revolução contra velha tutelagem fossilizada, confrontando até mesmo a ditadura vigente (no caso específico do Brasil). Uma juventude, enfim, que aos trancos e barrancos, finalmente rompeu o hímen complacente do status quo. Foi uma nova barbárie, um dilúvio caótico, de infinita inspiração e imenso legado". Lindo, não? Esse foi também o primeiro livro que trata a questão do desbunde, do pessoal que caiu fora, que enlouqueceu, que se afundou nas drogas, também como uma ação revolucionária, contra a ordem estabelecida pela força. Portanto o desbunde como uma ação POLÍTICA (não concordo, estou fora). Uma tese a ser debatida.
A edição que tenho foi a primeira, lançada em 2003 e, quem estiver a fim de adquirir um exemplar, deve fazer como os Novos Bahianos: Caia na Estrada e Perigas V(L)er.
Glossário:
Cair Fora - sair de determinada situação.
Desbunde - loucura; desvario.
Desbunde -
sexta-feira, 1 de junho de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário