terça-feira, 5 de junho de 2007

QUAIS OS SEUS 5 MELHORES DISCOS "AO VIVO"?

2.º - ERIC CLAPTON - JUST ONE NIGHT:

Na continuidade dos meus 5 melhores ao vivo, optei por este grande disco para a segunda posição. Gravado no final de 1979, no teatro Budokan, em Tóquio.
A capa já mostra o que contém seu conteúdo, um Clapton longe dos ternos Armani, de frente para a câmera, trajando calça jeans, camisa azul clara, colete preto e com sua "Fender Strato" ao lado. Estão alí não só vários hits da carreira do grande guitarrista tais como, LAY DOWN SALLY, AFTER MIDNIGHT, COCAINE, BLUES POWER como outras inúmeras preciosidades. O álbum abre com TULSA TIME, um rockaço para ganhar a platéia japonesa e envereda por inúmeras outras delícias.

Mas, o que quero deixar bem claro, é que uma música, em particular, me fascina até hoje. Um blues instrumental chamado DOUBLE TROUBLE. Alí está presente o guitarrista que um dia recebeu a alcunha de DEUS. Só essa faixa vale pelo disco inteiro. O que ele faz nas seis cordas de sua guitarra, depois desses anos todos, continua me arrepiando, emocionando. A banda escolhida para essa tourneé é composta de velhos amigos. Um grupo enxuto com uma fera em cada instrumento, a saber: Chris Stainton, nos teclados; Albert Lee, guitarra, vocal e também nos teclados; Henry Spinetti, na bateria e Dave Markee, no baixo.

Este é, talvez, o último grande disco de Eric Clapton. Uma pena, pois depois ele fez a escolha de grandes excursões, cobrindo o mundo todo e lançando discos incipientes. Últimamente tem tentado qualificar seus lançamentos, investindo mais em discos de Blues. Tenho alguns, mas nenhum com o brilho de JUST ONE NIGHT. Para terminar, gostaria de fazer a seguinte ressalva: O vinil tem uma sonoridade superior ao CD, mas pode e deve ser curtido assim mesmo. Afinal, não foi a toa que os muros de Londres um dia... Chega, essa história você já conhece.

Nenhum comentário: