sábado, 9 de junho de 2007

OS 5 MELHORES AO VIVO, A SAGA CONTINUA...

Em primeiro lugar, peço desculpas por ter ficado dois ou três dias sem colocar nenhum comentário no blog, OK?

Agora vamos em frente e sem a mínima relutância escolhi para figurar no 3º lugar da minha lista o disco "SAM COOKE LIVE AT THE HARLEM SQUARE CLUB, 1963". Esta deve ter sido uma noite inesquecível para quem esteve lá. SAM COOKE é, na minha modesta opinião, o maior cantor de SOUL MUSIC de todos os tempos e olha que a concorrência é grande. Marvin Gaye, Bobby Womack e Billy Preston são outros exemplos de quem também gosto muito.
Duas ou três doses de uisque e este disco no máximo volume, antes de sair para uma noitada que promete muito, deixam qualquer um na maior euforia. São apenas 9 faixas aonde a entrega do cantor é total, excitante, fazendo a platéia reagir a altura, com urros, gritos e aplausos de aprovação. Neste momento em que escrevo escuto um medley com as músicas "It's AllRight/For Sentimental Reasons". Estou com o coração aos pulos. A platéia canta junto. Maravilha.

SAM COOKE começou como um cantor de GOSPELL e com o passar do tempo foi acrescentando pitadas de R&B a sua receita de música negra, emotiva e sensual. Rod Stewart foi sempre um fã declarado de SAM COOKE. A última música do seu disco MTV ACÚSTICO AO VIVO, "Having a Party", é a mesma que encerra o que estou comentando. Tenho esse discaço de MR. SOUL em vinil e fiz uma cópia em CD, mas acho que deve haver aqui no Brasil o CD, mas infelizmente nunca encontrei. Tenho certeza que quem conhece este CD concorda com tudo o que escrevi.

SAM COOKE morreu assassinado em dezembro de 1964, mas a lenda continua fazendo a festa...

Nenhum comentário: