O pianista Antônio Adolfo tem uma longa carreira. Excursionou com Elis Regina, andou pelos EUA onde estudou piano e recebeu forte influência do Jazz. Em parceria com Tibério Gaspar fundou o grupo A Brazuca, participando de festivais e compondo para outros cantores. "Sá Marina", gravada por Wilson Simonal é uma composição dos dois. E, se não me falha a memória (escrevo direto no computador, levado apenas pelo entusiasmo), a vencedora de o último FIC (Festival Internacional da Canção, de rede Globo), no início da década de 70, a música BR3, famosa na voz de Toni Tornado é de autoria deles, também.
Não poderia iniciar a comentar o primeiro CD aqui no blog, sem falar de um marco da música independente: o disco FEITO EM CASA de Antônio Adolfo. Voltando dos EUA, com a cabeça cheia de idéias lança, em 1977, essa maravilhosa produção totalmente fora dos esquemas das gravadoras. Feito em casa, mesmo, pois até a capa é de sua autoria. Foram prensados inicialmente 500 Lp's, do qual fui um dos felizes possuidores. Foi o primeiro Lp que comprei e recebi pelos Correios. Nessa época lia muitas publicações da imprensa alternativa e deve ser por isso que fiquei sabendo desse lançamento e logo mandei buscar. Um tempo depois comprei mais dois outros LP's dele e no mesmo esquema. Em 1989, meu apartamento aqui em POA foi arrombado e minha coleção de LP's de MPB foi embora junto com o ladrão. Sai a luta e com o tempo comprei o FEITO EM CASA novamente, junto com o Encontro Musical. Só não consegui recuperar um desses discos, o de nome Vira Lata.
Mas, vamos voltar ao motivo destas linhas. O relançamento em CD de FEITO EM CASA, aconteceu 25 anos depois, em 2002, desta vez pela gravadora KUARUP, com uma música a mais, gravada ao vivo. Destacar uma faixa em especial seria uma injustiça com um disco muito forte, coeso, muito bem produzido. Posso destacar apenas as participações da voz de Joyce em uma música, do naipe de sopros composto só de feras, da gravação da bateria, com uma sonoridade ímpar e, claro, do piano, econômico e fluente de Antônio Adolfo. As influências são nítidas, Bossa Nova, Jazz e Samba. Melhor impossível. Realmente, FEITO EM CASA é um marco, não só como um disco independente, mas, principalmente, pela boa música. Batalhando pela internet você acha essa preciosidade. Confira.
Ficha MusicalAntonio Adolfo: Piano acústico, piano elétrico Rhodes e teclados (orgão Hammond, Mini Moog e Arp Strings)
Jamil Joanes e Luizão Maia: Baixo
Luiz Cláudio Ramos: Violão e guitarra
Rubinho: Bateria
Ariovaldo Contesini,
Peninha e Chico Batera: Percussão
Danilo Caymmi e Franklin: Flauta
Marcio Montarroyos: Trompete
Oberdan Magalhães: Sax
Suzana, Luna, Claudia Telles e Marcio Lott: Coro
Joyce, Malú e Antonio Adolfo: Voz SoloFicha TécnicaArranjos e Produção: Antonio Adolfo
Gravação e mixagem: Toninho Barbosa (Estúdio Sonoviso)
Gravação da faixa 12: Paulinho Palhares (Teatro Municipal de Niterói)
Masterização: Luiz Tornaghi (Visom)
Design gráfico: Egeu Laus
Copyright by Artezanal: Antonio Adolfo Produções Musicais
domingo, 3 de junho de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Realmente o grande Antônio Adolfo não poderia passar em vão no teu blog Poti. Grande abraço!
P:S Continue nos alimentando com as tuas sempre criativas "dicas" culturais.
Onde você vai com tanta pressa...Parabéns! O teu blog nasceu prá ser um sucesso, já é um sucesso. Com essa tecnologia alimentada pela tua cultura e criatividade, o Blog do Poti vai longe. Um abraço!
Postar um comentário