terça-feira, 23 de outubro de 2007

DISCAÇO

Elegante, discreto, sóbrio, genial. Todos esses adjetivos podem ser atribuídos a um grande músico. Estou falando de PAULINHO DA VIOLA e também de seu mais novo disco, o "ACÚSTICO MTV". Um maravilhoso CD, para "ser navegado", como diz a faixa de abertura, e ser levado por mares e oceanos repletos de "ondas" da melhor música. O formato acústico, já um pouco desgastado, serviu como uma luva na música do cantor e compositor carioca. Talvez por ele sempre ter feito uma música elaborada dentro dos inúmeras possibilidades do Samba, mas de andamento simples e sempre acompanhada de instrumentação básica, ou seja, cavaco, violão, tamborim, pandeiro, surdo e uma discreta seção de cordas.

São 15 músicas sábiamente escolhidas dentro do seu imenso repertório, cada uma melhor do que a outra, com vários destaques. São elas: a de abertura, TIMONEIRO, CORAÇÃO LEVIANO, PECADO CAPITAL, e a maravilhosa seqüência com duas músicas que adoro, TUDO SE TRANSFORMOU e SINAL FECHADO. TUDO SE TRANSFORMOU lembrou-me duma das mais belas cenas que já vi no cinema brasileiro: ANECY ROCHA (irmã do GLAUBER), cantando nua numa piscina esta bela música de PAULINHO. O filme a que me refiro é AMULETO DE OGUM , de NÉLSON PEREIRA DOS SANTOS . A qualidade continua em alta com maior destaque para a duas músicas que concluem o CD, NERVOS DE AÇO, do nosso LUPISCÍNIO RODRIGUES e EU CANTO SAMBA, além da inédita TALISMÃ. Esta uma parceria com MARISA MONTE e CARLINHOS BROWN. Não tem muito mais o que falar.

Se você, que por ventura me lê e gosta de música, pode comprar sem susto, ou ofertá-lo a uma pessoa querida, sempre será um belo presente. E , neste momento em que existe uma redescoberta do nosso SAMBA (falo sobre esses assunto em uma próxima postagem), um novo disco de PAULINHO DA VIOLA, deve ser saudado e escutado com o máximo entusiasmo. Afinal, nessa área, ele sempre foi "o cara"!

Nenhum comentário: