sexta-feira, 26 de outubro de 2007

O SAMBA ESTÁ DE VOLTA. ÔBA!!!!!!!

É isso aí, finalmente o mais autêntico ritmo brasileiro é redescoberto e está de volta, renovado e cada vez mais criativo. Confesso, com a maior honestidade, que nunca fui muito fundo na busca por maior conhecimento relativo ao SAMBA, aquele autêntico, nascido nas comunidades negras da Bahia do Rio de Janeiro. Como nunca tive muita grana disponível para comprar discos, lembro com muito esforço de ter comprado uma fita do CARLOS CACHAÇA, junto com outra do Walter Franco lá pela metade dos anos 70. É claro que já conhecia o grande CARTOLA, seu primeiro disco lançado pela gravadora MARCUS PEREIRA até hoje é um dos meus preferidos. Sempre respeitei o gênio de PIXINGUINHA e , é claro, PAULINHO DA VIOLA e JOÃO NOGUEIRA. Acredito que era um sintoma desse tempo, afinal era mais fácil encontrar um disco do Chico, do Caetano e do Gil, da MPB em geral, do que qualquer disco de SAMBA. Afinal, os sambistas autênticos não gravavam por que não vendiam, ou não vendiam por que não gravavam, fica a dúvida. Portanto o SAMBA para mim se resumia ao citado ou o que era gravado pelos astros de MPB, com destaque para a parceria JOÃO BOSCO e ALDIR BLANC.


Há alguns anos, ainda de maneira tímida, começaram a surgir, agora já em CD, material de altíssima qualidade, na maior parte das vezes, relançamentos de discos de sambistas de respeito que em sua versão em vinil haviam ficado no ostracismo. Eu mesmo, comprei dois ótimos CDs, do NELSON SARGENTO (Sonho de um Sambista) e do MONARCO. Como tenho lido tudo o que posso sobre esta nova febre pelo SAMBA, e ainda não vi ninguém se manifestar a respeito, acho que deve ser dado o devido crédito a MARISA MONTE, que pesquisou, gravou e chamou a atenção para uma turma injustiçada, os grandes sambistas do passado, ligados as ESCOLAS DE SAMBA. É claro que essa explosão já estava em gestação; que o pessoal da velha guarda de várias escolas já havia gravado seus discos, mas considero o marco inicial para nosso bom e velho SAMBA voltar às paradas o CD da VELHA GUARDA DA PORTELA, TUDO AZUL. Produzido por MARISA, é um ótimo disco, bem gravado e com um repertório extraordinário. Este, na minha modesta opinião, o pontapé inicial para o SAMBA mandar para as cucuias, o pagode (que nunca foi PAGODE), o axé e a música (pseudo) sertaneja que há muitos anos vinham torturando nossos ouvidos.


Pois bem e ao som de TERESA CRISTINA cantando PAULINHO DA VIOLA, me despeço de vocês. Na próxima postagem volto com o assunto relativo ao SAMBA, por enquanto fiquem com ...

Se um dia,
meu coração for consultado
para saber se andou errado,
será difícil negar...

2 comentários:

Unknown disse...

Poti, está bárbaro o teu blog, parabéns!!

Falando em samba, vale lembrar o novo CD do grande Luís Melodia. Ainda não comprei o meu, mas é o próximo da lista.

Dá uma conferida aí pra nós.

Abração, Giovani Spotorno

Unknown disse...

BOA "ÁGUIA" POTI! E COM JUSTIÇA O SAMBA FOI DECRETADO PATRIMÔNIO!
SAUDAÇÕES MERGULHONAS
"ÁGUIA" Carmelina Donato Castro