sexta-feira, 24 de outubro de 2008

CAMINHO PARA GUANTANAMO

Conforme escrevi ontem à noite, aqui estão mais informações sobre a ótima película CAMINHO PARA GUANTANAMO.

Meio ficção dramatizada, meio documentário este filme é mais uma realização do renomado diretor inglês MICHAEL WINTERBOTTOM. A sinopse que transcrevo a seguir foi colhida no blog ADOROCINE, que eu recomendo. O endereço eletrônico é o seguinte: www.adorocinema.com/

"10 de setembro de 2001. A mãe de Asif Iqbal (Afran Usman), um jovem de 19 anos, retorna do Paquistão anunciando que encontrou uma noiva para ele. Nove dias depois Asif segue para o Paquistão, para encontrá-la e também conhecer a terra de seus pais. Asif convida Ruhel (Farhad Harun), Shafiq (Riz Ahmed) e Monir (Waqar Siddiqui), seus amigos, para acompanhá-lo. Em Karachi, após 2 dias de viagens turísticas, eles vão rezar em uma mesquita. Lá ouvem de um líder local que o Afeganistão precisa de voluntários, o que faz com que sigam para Kandahar. Porém a cidade logo é bombardeada pelos americanos, como represália pelos atentados terroristas de 11 de setembro. Eles tentam retornar ao Paquistão, mas Monir desaparece e os demais são capturados pelas forças aliadas. É o início de uma série de torturas que os amigos sofrem, já que ninguém acredita que são turistas europeus. Em janeiro de 2002 eles são enviados à prisão americana de Guantanamo, em Cuba, onde durante 2 anos e meio tentam convencer os guardas sobre suas verdadeiras identidades."

Em relação ao diretor, MICHAEL WINTERBOTTOM é um realizador muito produtivo, pois nos últimos 12 anos realizou 12 filmes. Os últimos foram o acima comentado, o mediano O PREÇO DA CORAGEM, com ANGELINA JOLIE e PAIXÃO PROIBIDA (ainda não assisti)com a também bonita e ótima atriz KATE WINSLET. Outros filmes do mesmo diretor que merecem ser citados sâo: 9 CANÇÕES, SEXO & ROCK N'ROLL e NESTE MUNDO, sem esquecer o último, ainda inédito, GENOVA.

Portanto, não vamos deixar de conferir os filmes deste cineasta. Sua produtividade e coragem em tratar temas difíceis me levam a acreditar que vale a pena.

Um comentário:

Unknown disse...

Baixar o Documentário - Caminho para Guantanamo - Vemos os próprios americanos agindo como animais, maltratando, mentindo e humilhando prisioneiros - http://mcaf.ee/1lnes