terça-feira, 7 de outubro de 2008

HISTÓRIA: O MITO DO "ROUBA MAS FAZ"

Um mito pode ser descrito de várias maneiras: uma lenda, um conto de fadas ou folclores. Eles são contos tradicionais, freqüentemente de natureza simbólica, sobre certa pessoa ou lugar. Suas origens são de tempos passados e eles podem ter evoluído e alterado de geração para geração.

Os mitos são tradicionais. Eles podem ser confortantes ou conter uma mensagem moral e às vezes podem ser ASSUSTADORES. Os mitos podem ter evoluído de eventos, lugares ou pessoas reais, ou podem ser meras INVENÇÕES.

Mesmo com a consolidação da Democracia, alguns mitos enraizados na política brasileira ainda persistem. O político paulista, ADHEMAR DE BARROS, foi o expoente máximo de um mito que ainda nos assombra: O ROUBA MAS FAZ. Do Oiapoque ao Chuí existem políticos que fazem desse lema o seu modo de administrar.

Com a lentidão da justiça, a melhor maneira de expurgar esse tipo de política é através do voto, o que aconteceu nesta última eleição por todo o BRASIL. Ainda usando São Paulo como exemplo,temos outro político que reza pela mesma cartilha. PAULO MALUF ficou aquém da sua espectativa de votação. Mesmo enrolado com a lei há muito tempo, MALUF conseguiu concorrer mas fez uma votação pífia. Os paulistanos preferiram levar KASSAB e MARTA para o 2º turno.

Acredito que a prática democrática pouco a pouco vai ajudar a colocar por terra alguns mitos que devemos nos livrar e o pior deles não deve persistir por muito tempo. A abertura das urnas mais uma vez provou que o POVO é SÁBIO e não deixou se iludir por bravatas e promessas vãs. Esta é uma tendência irreversível. Ainda bem!

FONTE: Discovery Channel

Nenhum comentário: